segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Quiche de queijo minas com bacon

Para a massa podre, eu prefiro uma textura mais  estilo desmancha na boca do que a massa que normalmente é utilizada para quiches, por isso não uso água.  Na tigela, 250g de farinha, 125g de manteiga ( + ou -, vai adicionando conforme for dando o ponto na massa), 1 gema de ovo, ( a gema vai deixar a textura menos quebradiça)e uma  boa pitada de sal. Amasse tudo com vigor e com amor, usando os punhos, e uma vez homogênea, deixá-la descansar por 1 hora em local fresco. Eu envolvi em plástico filme e coloquei na geladeira, na parte mais baixa.
Na hora de montar a quiche, abra a massa sobre a forma de fundo móvel e vá ajustando a massa ali, acomodando direitinho, acerte as bordas, e por fim, faça furos no fundo para não criar bolhas leve ao forno aquecido para pré-assar.
Para o bacon,  corte 250g em cubinhos e leve ao fogo para começar a reduzir; Reserve.
Bata no liguidificador  300gr de queijo minas fresco. Junte 200 gr de creme de leite fresco, 2 gemas bem batidas e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Mistura bem mesmo, tempere com sal (cuidado se o queijo for muito salgado!) Vai misturando bem até o creme ficar  incorporado. Depois, é só juntar as 2 claras batidas em neve, misturar levemente e rechear a massa já pré-assada, adicionar o bacon e levar para o forno até dourar.

Essa receita fica uma coisa de doido!!! Desmancha na boca.
Prontinha para o chá de panela da minha prima


4 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Que delícia!!!!! Adoro quiche e essa parece ter ficado bem suculenta!!!! Muito obrigada pelo comentário fofo lá no blog e seja bem-vinda ao mundo virtual!´Essa troca de experiências é muito legal mesmo, vc vai amar!!!! Um grande beijo!!!!!

Anônimo disse...

Eita, ficou com uma cor linda!
Essa prima tem muita sorte de provar essa quiche!

bj

Elvira disse...

Obrigada pela tão gentil mensagem que deixou no meu blog, querida Luciana. :)

Também gosto muito aqui deste seu cantinho, que vou passar a seguir.

Beijos dos Açores.

michele andrade disse...

Delícia de receita,amei a combinação dos ingredientes.
Bjs e boa semana.

www.atelierartedecor.blogspot.com