terça-feira, 18 de outubro de 2011

Calabresinhas


Sempre comprava uns pãezinhos semelhantes a esses na padaria perto da minha casa, até que um dia resolvi testar com a minha receita curinga para pão, e deu super certo. Ficam ótimos como um belisquete para receber amigos em casa, acompanhar uma cerveja gelada ou para levar nas festinhas da empresa.



Calabresinhas:

4 .1/2  xícaras (chá) de farinha de trigo
01 ovo
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de leite mais duas colheres de sopa
04 colheres de sopa de manteiga
02 colheres de  chá de fermento biológico seco

Em uma tigela grande misture os ingredientes, transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove até que a massa fique bem uniforme e elástica, porém ainda macia. Deixe crescer numa tigela grande, untada com margarina , até dobrar de volume. Este tempo depende da temperatura e umidade do ar, Mas leva em média uma hora.

Recheio:
Triture no liqüidificador ou multiprocessador uma lingüiça calabresa,  pode adicionar duas colheres de sopa de cebola picadinha a gosto ou uma xícara de mussarela. 

Numa superfície enfarinhada, coloque a massa, e amasse um pouco com as mãos, adicionando um pouco de farinha de trigo, aos punhados, (não muito), somente para a massa não grudar na mesa e nas mãos.
Divida a massa em quatro partes iguais, abrindo cada uma com o rolo. Faça um rocambole, cobrindo cada parte da massa com o recheio. Uma vez enrolado, corte em fatias de cerca de 2 dedos. Coloque em assadeiras com uma pequena distância entre os rolinhos e deixe crescer por mais 30 minutos. Pincele com gema e asse em forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 30 minutos ou até que fique dourado.

Rende aproximadamente 23 unidades.

3 comentários:

Fafah disse...

Delícia de pãozinho!

Menina prendada é assim mesmo!

bjs

Fafah

Anônimo disse...

Esse pãozinho é uma tentação! Vou experimentar sua receita. Seus pãezinhos ficaram lindos! Beijos, Paula

Lu Westphal disse...

adorei.parece tao facil
e na foto aparenta ser uma gostosura.
a massa fica bem levinha?
quero testar.

Beijos.
http://boracozinhar-lu.blogspot.com